CELI: como funciona a proficiência em italiano?

Para estudar em programas que visam a Pós-Graduação na Itália, algumas instituições brasileiras pedem um certificado desta língua estrangeira. Segundo o site do Instituto Italiano de Cultura:

Para fins de admissão em programas de pós-graduação (mestrado, doutorado, especialização, etc.), algumas universidades, faculdades e instituições brasileiras exigem dos alunos um certificado atestando o conhecimento (“proficiência”) da língua italiana. O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, como órgão oficial do governo italiano, é uma instituição reconhecida pelas instituições e organismos oficiais do governo brasileiro para a administração do exame, dos quais estabelece critérios de conteúdo e avaliação.

Os exames de proficiência são a garantia de que um estudante ou um profissional que vá trabalhar em uma empresa italiana, tenham total domínio de uma língua estrangeira, deixando-o apto a se graduar e atuar em outro país, neste caso a Itália, que possui os exames CELI e CILS para esta avaliação.

O que é CELI italiano?

O CELI é o Certificado de Conhecimento da Língua Italiana (Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana). Este exame é certificado pela Universitá per Stranieri di Perugia.

O CELI é dividido por níveis, são eles: 1, 2, 3, 4 e 5, eles avaliam quatro habilidades essenciais:

 

  • competência oral;
  • competência escrita;
  • competência morfossintática (forma e construção gramatical);
  • competência lexical (interação de aspectos biológicos e sociais).

 

O que é CILS italiano?

O CILS é a Certificação do Italiano como Língua Estrangeira (Certificazione di Italiano come Lingua Straniera). Esta certificação é dada pela Universidade de Siena.

Ela pretende avaliar a capacidade de uma pessoa estrangeira e não-nativa de falar e escrever em italiano, sendo mais específica para estudantes e profissionais estrangeiros que vão estudar ou trabalhar na Itália.

O CILS tem 6 níveis distintos e sua avaliação é feita de forma individual, mas enumerando os resultados de todos para a aprovação final. Os níveis são:

  • A1 – Introdução – para pessoas que entram em contato com o italiano.
  • A2 – Intermediário – construção do domínio da linguagem.
  • B1 – Intermediário II – entendimento de palavras-chave com captura de expressões locais e sutis.
  • B2 –  Avançado – Entendimento de informações mais complexas e assuntos variados.
  • C1 – Fluente – Excelente domínio da língua e noções de cultura.
  • C2 – Fluente II – Compreensão total e sem esforço.

CELI ou CILS italiano?

O CELI permite que seja escolhido o nível que deseja ser avaliado, já o CILS pede a avaliação completa de todos os módulos. Além disso, as Universidades que aplicam os testes são diferentes e os valores para fazê-los pode variar.

De toda forma, ambos são utilizados como um recurso para ingressar na cultura italiana e proporcionar total autonomia nos estudos ou no trabalho com evolução na carreira internacional.

Certificado de Proficiência na língua italiana

Aos estudantes que desejam estudar na Itália, é preciso obter a certificação de proficiência em italiano, requerido pelas universidades do país. Para a língua italiana, existem dois exames que atestam a habilidade do aluno. O CELI (Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana) e o CILS (Certificato di Italiano come Lingua Straniera).

Cada um é concedido por diferentes universidade – o CELI pela Universidade de Perugia e CILS pela Universidade de Siena – e atestam diferentes níveis de conhecimento, sendo seis níveis pelo o CILS e cinco pelo CELI. Isso significa que quanto mais alto o nível, mais domínio o aluno possui da língua.

Como todos os testes de proficiência em língua estrangeira, o CILS e CELI certificam a habilidade gramatical, oral, escrita e a compreensão geral da língua italiana, bem como sua desenvoltura ao lidar com situações cotidianas em outro país.

O órgão responsável por emitir os exames CILS e CELI no Brasil é o Instituto Italiano de Cultura, que possui sede nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro. Os exames acontecem duas vezes ao ano para estudantes de graduação e três vezes para alunos de mestrado, doutorado e especialização. Todos os exames são corrigidos na Itália e as inscrições são abertas quatro meses antecedentes ao exame.

Para o italiano, especificamente, não há necessidade de já ter estudando antes para se preparar com o professor de italiano Lucas Goulart!

Levamos em conta também todo o seu histórico de aprendizagem de outros idiomas e as habilidades/dificuldades que você já sabe que tem ao aprender uma língua estrangeira.

A partir de então, dão início aos estudos técnicos exigidos no testes. Estão incluídos estudos gramaticais, capacidade de compreensão, interpretação e desenvolvimento de respostas. Os alunos também participam de simulações do teste, quando aprendem a administrar o tempo do exame e a controlar o nervosismo.

No curso de italiano do professor Lucas, além de entender ainda mais sobre os certificados, você aprende técnicas específicas para cada nível, para sair preparado(a) para uma excelente prova.

Nossas aulas são recomendadas a alunos que já dominam o idioma e que querem familiarizar-se com os modelos dos testes, melhorar a pronúncia e a escrita, além de praticarem a escuta com áudios similares aos usados nos exames.

Garanta sua estadia na Itália e seu pleno aprendizado ou profissionalização neste lindo país.

Consulte-nos, nossas matrículas estão abertas!

Curso de Inglês para doutorado online

Curso de inglês online para iniciantes

curso de inglês conversação

Aulas de conversação em inglês

× Olá, como posso te ajudar?