Por que aprender uma língua estrangeira?

O mundo encurtou e, por isso, surgiu a necessidade urgente de comunicação em diversos idiomas. Dessa maneira, aprender uma língua estrangeira tornou-se questão sine qua non para todos nós.

Além disso, alcançar domínio de novos idiomas significa crescimento pessoal, desenvolvimento cognitivo e, sobretudo, o alcance da liberdade de ir e vir.

Agora, tão importante como aprender uma língua estrangeira, é consegui nos reconhecer nela e sermos capazes de internalizá-la o mais completamente possível.

São muitas as razões que nos levam ao aprendizado de um novo idioma. Mas uma coisa é certa: cada um tem a sua necessidade.

Além disso, o aprendizado de um idioma está também relacionado às motivações e, principalmente, aos nossos sentimentos.

Muitas vezes o gosto e o interesse pelo idioma ocorre em razão de termos visto um filme, lido um livro ou escutado uma música. Daí surge o interesse pelo país, pela cultura e, claro, pelo idioma.

Por outro lado, a busca pela aprendizagem ocorre também por necessidade de uma promoção no trabalho, uma viagem de negócios, realização de concursos e, até mesmo, mudança para outro país. Na verdade, todo motivo deve ser um motivo para estudar língua estrangeira.

Reflexões sobre o estudo da língua materna e a língua estrangeira

Segundo pesquisas realizadas por linguistas, a língua materna é aquela que aprendemos primeiro em casa, com os nossos pais. Todavia, a língua dos nossos pais pode não ser a mesma do local no qual vivemos. Daí, quando aprendemos, tanto a língua de nossos pais como a do lugar, adquirimos mais de uma língua materna.

É possível a uma criança, por exemplo, nascer em Tóquio, Japão, e ser filho ou filha de um pai americano com uma mãe brasileira. E, dentro desse contexto familiar, é muito comum a mãe falar o português e o pai o inglês com a criança. Todavia, no momento em que vai à escola, ao parquinho ou à igreja e, nesses lugares,  a criança se comunica com colegas e professores em japonês, certamente, esta criança terá adquirido três línguas maternas.

Já a aquisição de um segunda língua ou língua estrangeira só ocorre quando o indivíduo já internalizou parte ou totalmente sua língua materna.

Além disso, o  adulto pode encontrar um pouco mais de dificuldade do que a criança, por alguns fatores, entre eles:

  • a fonética, dificuldade em pronunciar certos sons da língua estrangeira, e
  • o aparelho fonador que, na fase adulta, já está formatado para a produção dos sons, ou seja, os fonemas da língua materna. Daí a razão  do sotaque.

Por outro lado, o adulto encontra facilidade na aquisição da língua estrangeira, em razão de suas habilidades,  de  sua competência linguística, por já conhecer a estrutura de uma língua nos aspectos morfológicos, sintáticos e semânticos, de seu conhecimento de mundo e, por isso, lida, dessa forma, mais facilmente com conceitos abstratos e hipotéticos, naturalmente usados durante o aprendizado.

De acordo com linguistas, adultos tendem a possuir necessidades diferentes no estudo de língua estrangeira. Dessa forma, a apresentação de uma língua estrangeira deve ocorrer de forma distinta, tanto para o adulto quanto para a criança.

A cultura da língua: fator de motivação para o aprendizado

Lembrando Mattoso Câmara que em uma conferência disse: “a língua é parte da cultura, explica-se até certo ponto pela cultura e até certo ponto explica a cultura”.

Fixando-nos  nesse aspecto e na enorme multiplicidade cultural, que é proporcionada por meio da língua, percebemos que unir o ensino da língua estrangeira, levando em conta o conhecimento da sua cultura em particular, é muito importante.

Outra coisa é nos lembrarmos também de que há outro fator que contribuiu fortemente para o interesse por novas culturas: o surgimento das tecnologias.

A partir desse fato, uma verdadeira “invasão” de formas de comunicação passaram a intermediar as diversas línguas.

Repetindo Mattoso Câmara, se a língua é um dos reflexos da cultura, por conseguinte, vai haver uma interação, à medida que se relacionar uma língua a muitas manifestações culturais de um povo.

Veja alguns aspectos que fazem com que o ensino de língua estrangeira seja direcionado  também à cultura, pois, à medida que o aluno aprende, ele passa a

  • aprimorar conceitos relevantes da cultura do país,
  • obter conhecimentos que naturalmente irão suceder numa série de competências,
  • ampliar seu vocabulário, e
  • participar efetivamente da cultura, se interagindo, uma vez que comunicação adequada a situações reais de uso da língua faz um aprendizado mais forte, mais efetivo, mais real.

E, para complementar, a língua é um código cultural que permite interpretar a realidade. Portanto, língua e cultura estão unidas e devem ser estudadas juntamente para que se alcance a competência comunicativa em um idioma.

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