Testes de italiano: dicas para passar com louvor
Se você gosta da língua italiana ou mesmo busca obter a cidadania em breve, é necessário investir na aprendizagem do idioma para passar em testes cruciais para a solicitação desse recurso. Confira, a seguir, algumas informações sobre como obter os testes em italiano, algumas dicas e como esse processo funciona.
O que é o nível B1 de italiano e como esse sistema funciona?
O chamado nível B1 é uma classificação que existe por conta do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR). É basicamente o nível intermediário para provar que você dominar o mínimo do idioma sendo testado. Para obtê-lo, você precisa de um certificado de uma instituição de ensino verificada pelos órgãos italianos. Esse é um nível obrigatório caso você queira obter a cidadania italiana. Existem quatro desses órgãos que podem reconhecer seu nível do idioma:
- CELI (Certificati di Lingua Italiana), aplicado pela Università per Stranieri di Perugia.
- CILS (Certificazione di Italiano come Lingua Straniera), aplicado pela Università per Stranieri di Siena;
- IT (Certificazione , aplicado pela Università Roma Tre;
- PLIDA (Progetto Lingua Italiana Dante Alighieri), aplicado pela Società Dante Alighieri.
Com essas informações sobre as instituições que reconhecem e verificam seu nível B1 do idioma, você consegue se preparar para cada um dos exames aplicados por elas. É possível estudar através de testes passados e ter uma ideia de qual é o nível de exigência de cada uma dessas modalidades. Além disso, você consegue contratar cursos preparatórios (presenciais ou online) para conseguir compreender mais sobre o que vai ser solicitado nas habilidades cobradas pelo exame, a escrita e a oral.
Dicas para o teste B1 de italiano
Dependendo da instituição e do teste que você pretende fazer, existem algumas dicas que podem facilitar o processo da obtenção do certificado. É necessário definir qual é o teste que você vai fazer e quais são suas metas com ele. Confira, a seguir, no que consiste o nível B1 do idioma e como você pode se preparar para atender aos critérios solicitados.
- Obtenção do nível B1: se sua ideia é obter o CILS como comprovante do seu nível B1 no idioma italiano, você deve ser capaz de compreender palavras-chave de uma conversa em italiano. Não é necessário focar nos detalhes, mas ser capaz de compreender a ideia geral. Você precisa ser capaz de se comunicar em espaços de trabalho, lazer ou ambientes educacionais. O nível B1 compreende que você consegue contar uma história, objetivo ou desejo em italiano (de forma simples).
- Habilidades necessárias para a realização do exame B1: independente do teste escolhido ou da instituição selecionada, os testes vão ter exercícios de quatro categorias: leitura, escrita, compreensão oral e expressão oral. Por conta disso, você precisa estudar pelo menos algumas características de cada uma dessas habilidades.
- Tempo de prova: todas as habilidades acima serão avaliadas em tempos específicos. Para o nível B1, mínimo necessário para obtenção do certificado para cidadania italiana e que corresponde ao nível intermediário, você precisa realizar 3 horas e 40 minutos de prova escrita e 10 minutos de etapa oral. Por conta disso, esteja preparado conforme as solicitações do exame.
Teste italiano para obter a cidadania italiana
Os testes de proficiência em italiano são cruciais caso você queira se tornar um italiano naturalizado. A partir de 2018, se tornou obrigatório possuir o nível B1 (pelo menos) para que você possa terminar o processo da obtenção da naturalização no país.
Se você possui parentesco com italianos na sua linhagem sanguínea, no entanto, não é necessário fazer a prova e comprovar seu nível de italiano. Se você tem ascendência no país, por exemplo, você não vai precisar executar o exame. No entanto, se você não tem qualquer relação com pessoas vindas da Itália, será necessário comprovar seu nível no idioma através de uma das certificações possíveis e reconhecidas pelo Ministério da Educação e de Relações Exteriores do país no qual você deseja se tornar um cidadão.
Hoje em dia, a prova custa em média 250 euros e pode ser realizada em instituições italianas que ficam no Brasil.
Uma outra mudança significativa que aconteceu a partir do ano de 2018, é que agora o prazo máximo para finalização de todo o processo de naturalização é de quatro anos.
Curso de Italiano para intercâmbio online
curso de italiano online para iniciantes