Aprender italiano é fácil ou difícil?

Localização da atual região do Lácio na Itália.

Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela…

(Olavo Bilac)

Flor do Lácio é uma expressão usada por Olavo Bilac para se referir a um dos últimos lugares na Itália em que foi falado o Latim, e que o poeta canta tão bem!

O Italiano é fácil e para aprendê-lo não precisa traduzir palavras, conjugar verbos ou usar as preposições de maneira perfeita, tampouco fazer listas de exercício e ler sua literatura, é compreender a cultura e a história do país.

Em se tratando do aprendizado de língua italiana, há um fator muito importante que é o cultural.

Dizemos isso para apresentar algumas das razões que uma pessoa precisa aprender um novo idioma.

Por exemplo, no caso do Inglês, muitas vezes a aprendizagem ocorre pela possibilidade de o estudante entrar no mercado de trabalho.

No caso do italiano, isso também pode acontecer, todavia há um aspecto maior chamado fator cultural que prevalece em detrimento do profissional, quase sempre quando o italiano é escolhido para ser aprendido.

Certamente, o que motiva um estudante de italiano e faz aprendizagem ser bastante fácil, além das expectativas, é o aluno já ter consigo uma visão bem particular do idioma como:

  • a sonoridade belíssima;
  • a literatura, cujo escritor Dante é um magnífico expoente;
  • a música – Rossini e Verdi;
  • o peso histórico – o Império Romano, o Renascimento.

 

Aprender italiano é fácil ou difícil?

Aprender a falar italiano está mais relacionado a prática do que a teoria.

São alguns mecanismos usados que faz com que a pessoa perceba o quanto ela pode ser fluente numa conversação em italiano. A começar pela postura. Você sente que está seguro e fluente quando troca de um idioma para o outro com a mesma naturalidade.

Em decorrência, as conversas paralelas são perfeitamente compreensíveis, seja em shopping, lojas, cafés, sem precisar prestar atenção nos gestos e nas expressões faciais para entender o que as pessoas estão falando.

A fluência permite até que você reconheça seus erros instantânea e rapidamente.

Dicas rápidas:

  • amplie sua audição, porque ouvir é importantíssimo.
  • busque palavras e expressões que lhe serão úteis, assim também as de seu interesse.
  • assista a filmes e ouça música.
  • atente-se ao método oferecido pelo professor.
    lance mão de todos os recursos disponíveis, seja pela internet, por livros, apostilas, entre outros.

Qual é a melhor metodologia de ensino?

 

De acordo com especialista em línguas estrangeiras:

  • conhecer a gramática do idioma, seu léxico e os aspectos morfossintáticos, e
  • praticar a língua no cotidiano, nos diálogos, filmes, e conversação em sala de aula.

 

O diálogo é imprescindível para aquisição de um segundo ou terceiro idioma, assim como já mencionados, os aspectos culturais.

O diálogo é tão válido para aprendizagem que existe um consenso entre três filósofos – Foucault, Derrida e Bakhtin – que envolve a aquisição de um idioma estrangeiro.

Foucault afirma que a cada enunciação novos sentidos, ou efeitos de, são produzidos. Para Foucault, “o novo não está no que é dito, mas no acontecimento de sua volta”.

À semelhança de Foucault, Derrida fala que cada enunciação é sempre diferente, mas não tão diferente a ponto de não haver semelhanças nem tão semelhante a ponto de não se perceberem retomadas.

Por sua vez, Bakhtin faz uma proposta a respeito da heterogeneidade constitutiva da língua que, vez por outra, emerge ou se acha representada na materialidade linguística, ou seja, tudo que é dito é dito a um outro sujeito, como algo que deva ser interpretado.

Quanto tempo leva para aprender italiano?

 

Com toda esta diversidade linguística na Europa e no mundo, as vantagens associadas à aprendizagem e ao conhecimento de uma língua estrangeira são muitas. Agora, se voce quer realmente aprender o idioma, a primeira coisa que se deve perguntar é:

Qual nível desejo alcançar? Se o que pretende ser um turista, três meses.

Agora se pretende morar, estudar ou trabalhar, é necessário ter um conhecimento mais profundo. Sendo assim, três a cinco anos é um tempo de aprendizagem satisfatória.

Em se tratando do italiano, por ser também uma língua românica, derivada do latim, é um idioma semelhante ao português. Nesse caso, a aprendizagem torna-se mais efetiva por se tratar do sistema de letras.

Assim, em pouco tempo, você vai se sentir um perfeito italiano ou uma perfeita italiana, sabendo entrar e sair de qualquer lugar, pedir qualquer tipo de informação, assistir a filmes, fazer leituras de clássicos, tudo que o conhecimento de língua pode oferecer.

Como aprender italiano em 30 dias?

 

De acordo com especialistas da neurolinguística, existem casos sim nos quais uma pessoa consegue apreender toda a complexidade – ler, falar, ouvir e escrever – de um idioma em um mês.

Um estudo realizado por especialistas mostrou que a aprendizagem precoce está intrinsecamente relacionada à motivação, à vontade, à necessidade, à urgência e ao contexto sociocultural do indivíduo e a alguns fatores que se assemelham entre as pessoas analisadas na pesquisa. Vejamos:

quando o estudante passa a fazer de sua aprendizagem uma forma de vida, ou seja, todas as situações são contextualizadas no dia a dia. Por exemplo: andar de metro aqui no Brasil. Essa ação tão simples, vivida por nós se transforma em efetiva aprendizagem que se inicia na escolha do destino, o número de estações, na conferência de destino e horário, na compra bilhete, entrar no vagão, ocupar espaço.

quando um simples ato de assistir a um filme passa a ser elemento fundamental a aprendizagem. Ou seja, o filme é visto a primeira vez, sem legendas, a segunda com áudio e legendas no idioma, a terceira sem legenda. Esse método é um sucesso, pois trabalha audição, conversação e leitura.

esquecer, pelo menos por trinta dias o idioma materno. Ou seja, durante esse período só se pensa em italiano, só se fala italiano, só ouve músicas italianas.

Técnicas para melhorar a escrita em italiano

 

Não é de hoje que sabemos o quanto o estímulo à língua inglesa é consideravelmente maior do que aos demais idiomas, seja em músicas ou filmes as referências quase sempre são americanas ou inglesas.

Para fugir desta rota mais previsível e acompanhando as tendências de mercados e até de cenários profissionais, o italiano tem ganho grande espaço e se tornado uma língua solicitada para diversas situações, sejam profissionais, de entretenimento ou mesmo de interesse pessoal de diversas pessoas.

E para complementar esse crescimento, escrever bem esse idioma, em ascensão, pode parecer uma tarefa simples, mas não é. Por ter palavras que lembram o português, assim como na fala, a escrita pode pregar peças em quem a desempenha.

Por isso separamos algumas técnicas para aprimorar a sua escrita em italiano, leia o artigo até o fim e garanta algumas boas dicas para o seu repertório.

Pratique muito a escrita em italiano

Estude e além dos estudos faça leituras regulares, busque por exercícios ou até passatempos em italiano, assim seu cérebro será mais facilmente condicionado a aprender e decorar as palavras e a escrita como um todo.

Faça cópias de textos em italiano, revistas e jornais com notícias atuais, para que além das palavras em sua forma tradicional, você possa, também, praticar a estrutura das frases e dos textos.

Livre-se dos erros comuns em italiano

Existem pegadinhas entre o português em italiano que é melhor você decorar para nunca mais cometer:

  • “SS” não existem em italiano – Passado (errado) – Pasado (correto)
  • Palavras terminadas em “dade” também não são usadas – Comunidade (errado) – Comunidad (correto)
  • Cuidado com “que” e seus derivados – Questão (errado) – Cuestión (correto), Quota (errado) – Cuota (correto)

Leia tudo que puder em italiano

Utilize sua memória visual a seu favor e faça com que a leitura de textos em italiano ajudem na sua escrita.

Busque por referências em italiano

Além dos exercícios diretamente ligados à escrita, é importante se habituar com entretenimento com vertentes latinas. Músicas com legendas disponíveis, filmes e séries em italiano e todo tipo de lazer que envolva o idioma e que faça com que você aprenda se divertindo.

Esteja disposto. Sempre

Aprender depende muito do seu interesse, se o seu intuito é aprender com base na fala, na escrita e na leitura, todas as dicas só serão úteis se você se programar para deixar esse novo idioma entrar na sua rotina. Desta forma o aprendizado será muito mais rápido e tranquilo.

Curso de italiano para melhorar a escrita

Imagina estudar italiano só você e o professor ou  com seus familiares/amigos mais próximos? Conheça o curso de italiano em Belo Horizonte e entre em contato com o professor particular de italiano:

Aprender o idioma italiano é muito mais que aprender uma nova língua. Falado em um país cuja herança cultural é colossal, o estudo do idioma italiano é acompanhado pelo estudo desta cultura rica e fascinante.

São exemplos da cultura italiana ilustres nomes como dante alighieri e umberto eco.

Dante alighieri é considerado o primeiro e grande poeta italiano. Ele foi responsável pela igualdade à língua italiana moderna e escreveu para as massas da época. Sua capacidade excêntrica o transformou no mais importante pensador de sua época, tendo como principal destaque a sua obra-prima “a divina comédia”.

Umberto eco é um dos grandes pensadores de nossa era. Umberto se tornou filósofo, linguista, escritor, bibliófilo e semiólogo. Os seus romances mais renomados são “o pêndulo de foucault”, “o cemitério de praga” e “o nome da rosa”, que foi adaptado para o cinema.

Dicas para você praticar a sua pronúncia em italiano

 

Utilize o método de mnemônicos

Repetir as palavras muitas vezes pode ser cansativo e não suficiente, podendo ser difícil de lembrar o seu significado e a sua pronúncia. Para evitar isso, você pode utilizar o método de mnemônicos.

O método mnemônico consiste em associar uma determinada palavra a uma história exagerada ou engraçada. Dessa forma, será possível memorizar palavras difíceis de uma maneira eficiente.

Deixe o seu ouvido imerso no idioma

Assista a um filme italiano com legenda italiano. Essa é uma ótima forma de praticar a pronúncia em italiano, pois você irá se familiarizar com a mesma.

Outra opção é escutar músicas italianas. Isso aperfeiçoa a sua competência auditiva e automaticamente a sua pronúncia.

Grave sua voz e compare com sites de pronúncia em italiano

Você pode utilizar um gravador para gravar a sua pronúncia e verificar se ela está correta.

Há muitos sites na internet que disponibilizam a pronúncia correta de palavras italianas. A ferramenta mais conhecida é o google tradutor, que tem a opção de escrita e em seguida a mesma pode ser ouvida.

Cante em italiano

Para praticar a pronúncia em italiano, você pode cantar músicas italianas. É uma forma agradável de aprender a pronúncia correta das palavras.

Interessado em estudar italiano? Entre em contato com o Lucas Goulart!

Em caso de dúvidas, deixe seu comentário!

Professor Particular de português online

Professor particular de língua italiana online

Precisa de ajuda? Fale conosco pelo WhatsApp!

Fale conosco